sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril de 1974

Porque sou das gerações pós "Revolução (golpe de estado) dos Cravos" só posso dizer...Obrigado!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

PSD pode ganhar as eleições?

Penso que o PSD só ganhará as eleições legislativas se o PS meter água e se a "verdadeira" esquerda deixar.

domingo, 20 de abril de 2008

Crise...

Estamos em crise...não é nada de novo, mas desta vez é a sério. Já não é por causa da subida generalizada dos preços e o decréscimo relativo dos rendimentos, é sobre o que realmente interessa: PSD, SLB, BCP, e...BFC!
O PSD deixou de ser bicéfalo para se tornar acéfalo.
O SLB deixou de ser o melhore clube, a melhor equipa, a melhor direcção e os melhores adeptos, para se tornar num clube sem rumo, sem títulos, sem esperança.
O BCP deixou de ser o banco privado referência em Portugal, para ser o banco a evitar falar em Portugal.
O BFC deixou de ser o "quarto grande", para ser o primeiro na incompetência gestionária e na falta de respeito e seriedade para com os seus adeptos e funcionários.

Mas que crise! No entanto eu ainda me preocupo mais com a(s) outra(s) crise(s).

sexta-feira, 18 de abril de 2008

A caminho da final da Taça de Portugal...

Foram umas meias finais muito díspares. Um grande jogo e um morninho.

No Bonfim o Porto mostrou a sua superioriade através de uma exibição mediana contra um Setúbal muito fraquinho.
O FCP tem merito na organização, na motivação e principalmente na dinâmica da equipa, que mesmo com ritmos lentos, consegue controlar o jogo e criar diversas oportunidades de golo, mas sem o Quaresma seria...muito melhor! Venho desde algum tempo comentando isto com amigos, o Quaresma cria mais malefícios do que benefícios ao jogo do FCP. Gostaria muito de ver o Porto no seu melhor, mas sem Quaresma, pressinto que era uma futebol muito mais fluído e ainda mais dominador. Vi no Raul Meireles, Fucile e Bosingwa os melhores em campo.
O VS esteve irreconhecível, Carvalhal tentou defender atrás da linha do meio-campo e partir em rápidos contra-ataques, mas bastou o FCP perceber esta estratégia, jogando pelo seguro e não arriscando passes, nem perdas de bolas a meio-campo, para tomar conta do jogo. Além disso os jogadores do VS pareciam pouco motivados e cansados, tendo-se destacado, curiosamente, o Bruno Gama e o Claúdio Pitbull.
Em Alvadade assistiu-se a um grande jogo e na minha telivisão também. Foi delicioso, emoção, qualidade técnica, evoluções tácticas, grandes golos, teve quase tudo, faltou no meu entender Fair Play ao Chalana. Já cansa ver sempre apontar as arbitragens como bode expiatório, e isso vê-se em campo, os jogadores sempre a protestar com o árbitro, desconcentrando-se com o que realmente interressa...o jogo de futebol. Chega a ser patético!O maior clube português devia elevar de novo a sua fasquia e não continuar na lógica populista que tem minado a estrutura do SLB.
Voltando ao jogo...não, vou deixar as repetições das imagens falar, pois foi lindo. Até porque ganhou quem teve mais jogos na época, plantel mais curto e menos dias de descanso...deve ser defeito meu, mas gosto sempre de ver os injustiçados triunfar.
Agora...Jamor

Acordo ou entendimento?

Fiquei surpreendido com o acordo/entendimento entre a plataforma dos sindicatos e o Ministério da Educação. Ambos os lados extremaram posições e acusaram reciprocamente de falta de diálogo e seriedade, mas afinal é possível concertar posições!
Acho que podia ser uma lição para este governo, primeiro concertar e depois impor. Agora se é um acordo ou entendimento só o futuro dirá, ou então não!

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Campioni del Mondo

Hoje só me apetece partilhar um grande…bolas!
Com mil alforrecas, os italianos escolheram outra vez o Berlusconi!!! Mas será que os italianos têm sempre de ter o protagonismo no que diz à corrupção, populismo e casmurrice? E eu pensava que nós estávamos a ir tão bem com a nossa colecção interna.
Paciência, teremos de partilhar vergonha/orgulho com outros povos, mas com a breca, o Berlusconi!!!???

terça-feira, 15 de abril de 2008

Fim-de-semana futebolístico 3

Pegando de novo a bola em Alvalade, vi um Sporting ligado às máquinas de respiração artificial e um Leixões com vontade mas sem saber. Tenho grande simpatia para com os Leixões, possuem dois dos meus jogadores favoritos do último campeonato europeu que Portugal ganhou, sub-17 em Viseu, mas não tem rigor táctico nem emocional. Já o Sporting tem uma estrutura táctica bem assente, mas não tem plantel para cinco competições numa época. Sem querer menosprezar as apostas do Sporting nos jovens, com esta equipa, deveria ter apontado as baterias só para uma direcção. Pois um título, pequeno que seja, é melhor que muitos “quases”. No Domingo em Alvalade foi um quase que não ganhava, teve de ser de bola parada mais uma vez. Na quarta-feira feira logo se verá, tem sido este o espírito de sacrifício do Sporting esta época, mas suor não basta.

Fim-de-seman futebolístico 2

No entanto o futebol nacional não se faz só de emblemas grandiosos do passado, as duas melhores equipas do campeonato (em qualidade de futebol) jogaram no Bonfim com equipas remediadas a pensar no embate da…próxima terça????!!!! Eu não os censuro, jogar ao sábado e depois na terça para a Taça!? Alguém pode-me explicar porque Benfica joga na Sexta e depois na Quarta, Sporting no Domingo e depois na Quarta, Porto e Setúbal no Sábado e na Terça? Isto parece-me injusto e pouco transparente, mas…o sistema está contra o Benfica. Voltando ao jogo, só o vale por uma parte, e talvez nem toda, o Porto pôs se em vantagem com mérito e desmérito da equipa de arbitragem; e o Setúbal marcou com arte mas sem merecer, sendo que na segunda parte mereceu mas não teve arte. O futebol é uma coisa esquisita, não é?
Já agora, se algum benfeitor ler este blog e tiver o altruísmo de me elucidar sobre o que é considerado mão no futebol, eu agradecia e a minha lucidez também. Eu tento, mas não percebo. Sou bastante aberto e nem ponho a minha opinião pessoal ao assunto, no entanto não é o suficiente para eu ajuizar quando é falta ou não. Se os membros superiores de um jogador de futebol forem intervenientes directos num lance de futebol é falta ou tem-se de ter em conta a intenção? Ultimamente os árbitros tem adoptado a segunda hipótese, como no caso do Nelson no Bessa, do Mariano no Bonfim e muitos outros casos, mas tenho ainda na memória recente vários exemplos contrários…será um subjectivismo legal que dá protecção aos juízes de campo ou não sabem explicar ao apreciadores do jogo de futebol a coerência da lei?

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Fim-de-semana futebolístico

É verdade, vou ousar opinar sobre futebol, essa ciência que toda a gente sente que sabe, mas poucos sabem o que sentir.
Como ex-estudante de Coimbra e ex-sócio da Académica (OAF e da outra também) este fim-de-semana começou muito bem, SLB 0 AAC/OAF 3. Sintetizo o meu sentimento num, weeeeeehhhhh!
Os academistas fizeram-me lembrar a táctica que o Sir Boby Robson utilizava nos clássicos…defender bem, contra-atacar melhor. Domingos, Paciência para os benfiquistas ( isto foi uma tentativa de piada à Pedro Ribeiro), usou “realismo-futebolístico” para montar a sua equipa, com um meio campo desfalcado, apostou numa equipa onde a flexibilidade deu a coesão. Usando Pedrinho e Nuno Piloto a meio campo, e uma linha híbrida de atacantes Lito, Miguel Pedro e Luís Aguiar, conseguiu com jogadores medianos alcançar um resultado categórico.
A verdade seja dita que o SLB também ajudou, Luisão regressou à titularidade com uma prenda para os adversários, Katsouranis não quis ficar atrás na sua rivalidade com o seu colega da defesa, o meio campo do Benfica foi (é) muito lento a recuperar posições e o Oscar Cardozo mostrou o seu alter-ego em relação ao jogo de Guimarães, teve facilmente umas 5 oportunidades de golo, das quais não concretizou nenhuma e ainda fez o favor de sair de campo sem qualquer justificação, lesionado dizem, mas eu sou vi um jogador destroçado mentalmente.

domingo, 13 de abril de 2008

Contra a corrente...

Sei que estamos no fim de semana e que devia estar a comentar futebol, nomeadamente a estrondosa vitória do rigor tático da minha Briosa contra o emotivo populismo do Benfica, mas hoje vou contra a corrente.
Já tive esta ideia há algum tempo, no entanto só hoje decide partilhar neste espaço. É sobre o Orçamento de Estado...é simplista mas profundamente lógico no meu entender.
Todos anos os portugueses são intimados pelas finanças a pagar impostos, a prestar contas das suas posses e rendimentos, entre outras obrigações de cidadãos respeitadores. Claro que há os que fogem a essa obrigação porque podem e aqueles que não a cumprem porque não podem, mas mesmo esses pagam impostos todos os dias, pois todo o consumo é "taxado ", mesmo aquele que preferiamos não consumir( medicamentos e etc...), no entanto ninguém vai informar a casa sobre o que foi feito desse dinheiro. Estou a fazer sentido?
Vejamos, o Estado para cobrar impostos e o que lhe é devido "vai a casa", seja através de correspondência ou em último caso através "oficiais da justiça fiscal e do bem estar do Estado de todos nós". Mas nunca chegou a casa uma factura dos gastos do Estado, um plano do Orçamento do Estado, ou um simples planfleto propagandístico de como e onde são gastos os nossos escudos, perdão, euros!
Isto faz sentido? Eu acho que não? Eu faço sentido, também acho que não! Mas este café brasileiro acompanhado de um pain au chocolat faz todo sentido...on então não!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Injustamente injusto


Depois de carregar o meu cérebro de cafeína, apetece-me exportar felicidade e boas ideias, mas antes disso tenho desabafar algo que me deixa perplexo…a vítimização.
No mundo que vivemos é fácil ser vítima da injustiça, seja ela causada pelas pessoas injustas que nos rodeiam ou pelo sistema injusto que nós ajudamos a alimentar. Mas o que fazemos contra as injustiças? Queixamo-nos ou tentamos fazer algo para mudar?...Queixamo-nos claro, mudanças são difíceis e demora mais tempo até termos os resultados! Ser coitadinhos é que está a dar…
O Benfica não ganha jogos, porque causa dos árbitros, já não bastava termos o inflamado Vieira, agora temos um treinador emotivo que vai pela mesma batuta, batuta essa dirigida pelo maestro Rui Costa que dentro e fora do campo culpa o exterior pelo o que acontece no interior. Será que ele não sabe ler a realidade…o melhor jogador do Benfica é um senhor na pré-reforma, é quem mais corre, é quem mais grita e é quem mais sofre…será mesmo necessário acusar o sistema? Só se quiserem ser coitadinhos e não lutarem para mudar o que está mal.
O PSD entra na mesma lógica, recentes sondagens prevêem desastrosos resultados, qual é a resposta do maior partido da oposição e com as maiores co-responsabilidades no estado do nosso País? A culpa são das televisões, principalmente da RTP, que não dá tempo de antena! Mas em que mundo é que estas pessoas vivem? Eu vejo os noticiários pelo menos uma vez por dia, e realmente o governo aparece mais vezes que o PSD, mas eles são o governo! São eles que estão na ribalta, para o bem e para o mal. Numa inauguração estão lá, numa desgraça também estão lá; num anúncio de um bom indicador estão lá, mas quando são más noticias também estão lá. Devia ser o PSD? Então trabalhem para ganhar os votos dos portugueses e deixem-se de queixinhas. Vejo mais vezes as “ cabeças” do PSD nos ecrãs, do que os porta-vozes e figuras do PS, PCP, BE ou CDS, onde está a injustiça? Ah…já percebi, devem pagar mais e fazer mais lobby e não vêem isso recompensado nas sondagens, e que tal olharem para dentro e serem pragmáticos, menos populistas, retóricos e intriguistas?
As verdadeiras vitimas são aquelas que não tem voz e mesmo assim lutam para que as coisas melhorem, pois injustiças todos sofremos…ou então não!

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Jogos Olímpicos

Enquanto espero pelo café vejo, na caixa colorida que comanda a vida, noticias sobre os Jogos Olímpicos, no entanto não é sobre desporto nem valores das olimpíadas gregas, é sobre o quotidiano dos protestos.Protestos de quê? Independência do Tibete? Defesa dos Direitos Humanos? Realização do evento num país não democrático? Razões para protestar há muitas, mas não seria melhor explicar os motivos dos protestos e o seu contraditório, em vez sermos diariamente bombardeado com imagens emotivas ocas de sentido?A China foi premiada para realizar os Jogos Olímpicos, tal significa que, entre várias outras razões, o Comité Olímpico Internacional e as forças "lobbistas" mais influentes acharam que este poderia ser um passo para a integração da República Popular da China na "nossa globalização".A verdade é que não foi premiada uma democracia nem um aliado do status quo, mas isso não tem de ser mau, até porque é com confrontação pacifica de culturas, religiões, políticas que se encontra um terreno comum de entendimento e progresso. A abertura faz-se através de encontros e não de desencontros, se querem mudar a China dos seus valores e organização política é melhor não impor os nossos mas dar a conhecê-los e se forem mesmo tão bons como nós fazemos crer quando os vendemos, eles irão comprar-los. Ou então não!

terça-feira, 8 de abril de 2008

Abriu o Café de Ideias

Um título um pouco presunçoso demais para o que pretendo fazer do blog, mas é um nome muito apelativo, até porque adoro café e preciso de espalhar ideias, principalmente as más!
Assim sendo, está aberto o novo café de ideias, mas também se aceitam comentários, reflexões, desabafos e muita boa disposição, até porque isto no dia-a-dia…não está nada fácil!