domingo, 13 de abril de 2008

Contra a corrente...

Sei que estamos no fim de semana e que devia estar a comentar futebol, nomeadamente a estrondosa vitória do rigor tático da minha Briosa contra o emotivo populismo do Benfica, mas hoje vou contra a corrente.
Já tive esta ideia há algum tempo, no entanto só hoje decide partilhar neste espaço. É sobre o Orçamento de Estado...é simplista mas profundamente lógico no meu entender.
Todos anos os portugueses são intimados pelas finanças a pagar impostos, a prestar contas das suas posses e rendimentos, entre outras obrigações de cidadãos respeitadores. Claro que há os que fogem a essa obrigação porque podem e aqueles que não a cumprem porque não podem, mas mesmo esses pagam impostos todos os dias, pois todo o consumo é "taxado ", mesmo aquele que preferiamos não consumir( medicamentos e etc...), no entanto ninguém vai informar a casa sobre o que foi feito desse dinheiro. Estou a fazer sentido?
Vejamos, o Estado para cobrar impostos e o que lhe é devido "vai a casa", seja através de correspondência ou em último caso através "oficiais da justiça fiscal e do bem estar do Estado de todos nós". Mas nunca chegou a casa uma factura dos gastos do Estado, um plano do Orçamento do Estado, ou um simples planfleto propagandístico de como e onde são gastos os nossos escudos, perdão, euros!
Isto faz sentido? Eu acho que não? Eu faço sentido, também acho que não! Mas este café brasileiro acompanhado de um pain au chocolat faz todo sentido...on então não!

Sem comentários: